NOTÍCIAS
30/08/2016 - Arritmias consideradas benignas

Rotular uma determinada arritmia como sendo de caráter benigno implica em uma afirmação sujeita a diversas interpretações e muitas vezes de dificil caracterização.

Nosso objetivo neste particular seria abordar os distúrbios do ritmo que geralmente não estão associados a patologias cardíacas estruturais de base, não produzem repercussão hemodinâmica significativa, muitas das vezes constituem um achado ocasional, praticamente sem sintomas associados e portanto não apresentam risco potencial, não requerendo qualquer tipo de tratamento, além de ter bom prognóstico.

É oportuno dizer que em nosso serviço, sempre que recebemos uma criança com história ou suspeita de arritmia cardíaca, entendemos que para afirmar tratar-se de uma arritmia de caráter benigno, temos como norma realizar de rotina a seguinte abordagem diagnóstica: anamnese detalhada, exame fisico criterioso, ECG de 12 derivações e ecocardiograma bidimensional e Holter, principalmente se houver referência a sintomas. Caso persista algum tipo de dúvida da arritimia em questão poder representar o prenúncio de algum processo cardiológico ou clínico em evolução, que no momento não ficou bem caracterizado, sugerimos, por segurança, acompanhamento clínico regular de 6/6 meses.

Arritmia Sinusal:

Diversos estudos utilizando Holter de 24 h em várias faixas etárias de crianças normais e adultos jovens têm evidenciado com freqüência a presença de arritmia sinusal (incidência acima de 50%) .

Define-se como sendo variações espontâneas na duração de ciclos adjacentes, de 100% ou mais .

Conhecida também como arritmia sinusal respiratória, apresenta períodos de ritmo cardíaco mais rápido no final da inspiração e de ritmo mais lento no final da expiração, sendo relacionada a variações do tônus vagal. Quando há variações na orientação espacial da onda P, está presente o chamado marcapasso migratório atrial ou ritmo migratório atrial (RMA).

A arritmia sinusal ou o RMA, quando isolados, não vêm associados a sintomas e não requerem investigação adicional quando percebida em um exame de rotina ou detectada durante Holter realizado por outro motivo.

Em certas ocasiões a arritmia sinusal pode precipitar o aparecimento, ou estar associada a outras arritmias que requerem que se prossiga a investigação.

A disfunção sinusal manifestada por importante bradicardia sinusal ou outro tipo de bradiarritmia pode vir associada a marcante arritmia sinusal, sendo neste caso necessária uma investigação direcionada ao problema específico, ao invés de diretamente à arritmia sinusal.



Fonte: FONTE RBCONLINE