NOTÍCIAS
07/12/2016 - Arritmia: Quando o Coração Perde o Passo

O coração é um músculo incansável que pulsa sem parar desde muito antes do nascimento até o último segundo de vida. Embora não pare, nem sempre bate no mesmo passo: por vezes, bate mais lento e em outras mais rápido variando de acordo com a necessidade de oxigênio do organismo. Como na dança, às vezes se perde o passo e é preciso agir rapidamente para recuperar o ritmo. Uma mudança no padrão ou ritmo usual do coração é o que se conhece como arritmia. Variam desde inofensivas até graves. Aqui te explicamos como acontecem e como identificá-las.

 

As palpitações, as batidas que “pulam”, uma vibração no peito ou o seu oposto, as pausas irregulares entre uma batida e outra… Todos esses são sintomas de uma arritmia, uma irregularidade no ritmo dos batimentos cardíacos. Normalmente, o coração bate de 60 a 100 vezes por minuto e isso é o que se considera como o ritmo cardíaco. Quando o ritmo acelera em resposta a um estímulo como estresse (exercício é um exemplo) é chamado taquicardia; quando se torna mais lento ou desacelera, como durante o sono, é chamado de bradicardia. Quando bate de maneira irregular, como já dissemos, é que recebe o nome de arritmia, que pode ser inofensiva ou pode ser grave, já que se causa redução na circulação do sangue pode causar danos ao cérebro, coração e outros órgãos vitais.

 

 

Um Coração Que Bate É Um Pequeno Sistema Elétrico:

 

Por que o coração bate? Para o sangue que é carregado com oxigênio e nutrientes por todo o corpo. Mas esse sangue precisa ser empurrado e é aí que as batidas estão envolvidas, as contrações do coração controladas por impulsos elétricos.

 

O sistema elétrico do coração que regula a frequência cardíaca e o ritmo dos batimentos cardíacos consiste em duas áreas de controle ou nódulos e uma série de vias por onde corre o impulso elétrico, de forma semelhante à que funciona qualquer outro circuito elétrico, como o da sua casa, por exemplo. Em termos gerais, para não te sobrecarregar com detalhes, com cada batida um impulso elétrico corre desde a parte superior (ou átrios), até a parte inferior (ou ventrículos). À medida que o impulso viaja através das vias, as câmaras do coração (átrios e ventrículos) se contraem e relaxam, assim, impulsionando assim o sangue, em um processo que se repete entre 60 a 100 vezes por minuto em condições normais.



Fonte: FONTE SAÚDE DICAS