SERVIÇOS

Eletrofisiologia Clinica e Invasiva


Estudo Eletrofisiologico Diagnostico e Terapeutico



Mapeamento dos focos de Arritmias



 



 



É um procedimento realizado com anestesia local, com ou sem sedação do paciente, onde através de cateteres, introduzidos em veias ou artérias das pernas, posicionados em diferentes pontos do coração e ligados a computadores especiais, pode-se estudar todo seu sistema elétrico. Este mapeamento, conhecido como estudo eletrofisiológico, permite diagnosticar os distúrbios que provocam tanto a diminuição (bradicardia) quanto o aumento (taquicardia) anormal dos batimentos cardíacos. Essa técnica de diagnóstico é aplicada quando há suspeita de alteração do ritmo cardíaco devido a distúrbios elétricos, cujo agravamento possa levar a situações de desconforto ou de risco para o paciente. Em alguns casos quando há necessidade além de se realizar somente um estudo eletrofisiológico, trata-se problemas cardíacos através dessa técnica. Assim é possível resolver vários problemas elétricos do coração, sem maiores traumas para os pacientes.

A eletrofisiologia consiste no estudo das propriedades elétricas em células e tecidos. Na neurociência inclui medidas das atividades elétricas de neurônios, e particularmente da atividade do potencial de ação. Na condução de estimulo nervoso que ocorrem nas fibras neuro-musculares excitáveis. As transmissões de impulsos nervosos ocorrem através de sinapses elétricas e químicas. A cardiologia engloba, como área de atuação, a eletrofisiologia, a qual consiste no diagnóstico e tratamento de arritmias através de cateteres introduzidos no sistema venoso do paciente, chegando até as câmaras cardiacas.


Ablação por Radiofrequência

Existem diversos distúrbios elétricos, que desencadeiam taquicardias, provocando diversos graus de morbidade ao paciente, incluindo, nos casos de maior gravidade, a morte súbita. A substituição das cirurgias pela ablação tornou possível obter-se a cura definitiva da maioria dos casos, com alto grau de sucesso e baixo índice de complicações.

A ablação é micro cauterização cirúrgica utilizando um tipo de energia – Radiofrequência que cauteriza o foco da arritmia destruindo-o. Com um cateter especial, em que é possível movimentá-lo dentro do coração, é realizado o  mapeamento do foco da arritmia e no momento que o cateter encontra o foco é aplicado energia de radiofrequência cauterizando e destruindo o foco causar da arritmia. Várias arritmias podem ser resolvidas e curadas com esta técnica.

Estudos Eletrofisiológicos e Ablação são procedimentos realizados há mais de uma década sendo procedimentos seguros, porém não são isentos de riscos.

Durante a consulta, a equipe médica explica todos os detalhes do procedimento.

Consultoria e Acompanhamento Clinico em Arritmias Cardíacas

Realizamos avaliação com orientação e conduta de todas as formas de arritmias cardíacas, tanto em adultos como em crianças.

O acompanhamento clínico das Arritmias Cardíacas consiste em avaliação feita no consultório no qual o paciente é avaliado pelo médico especializado em arritmias e são realizadas em diferentes locais na cidade de Cuiabá.

Consultoria Avaliação e Acompanhamento de Pacientes com Marcapasso


Consultoria Avaliação e Acompanhamento de Pacientes com Marcapasso convencionais, Ressicronizadores e Cardioversor Desfibrilador Implantavel (CDI)



 



Realizamos avaliação com orientação e conduta de todas as formas de arritmias cardíacas, tanto em adultos como em crianças.

O acompanhamento clínico de pacientes com marcapasso consiste em avaliação feita no consultório no qual o paciente é avaliado pelo médico especializado no acompanhamento de marcapasso e são realizadas em diferentes locais na cidade de Cuiabá.