NOTÍCIAS
07/12/2016 - Os sinais de que seu coração não anda batendo muito bem

Há quem diga que o coração é um órgão muito nobre do corpo humano. E com razão! Quando ele não está bem, outras partes do nosso corpo sentem sinais de que está passando da hora de procurar um cardiologista. Dos pés à cabeça, o corpo inteiro tem reflexos por causa do coração.

 

Os dois sintomas mais clássicos são dores no peito e falta de ar. Esses são os mais comuns, mas longe de serem os únicos. “Dor no peito e falta de ar São aqueles que as pessoas mais reclamam, mas há outros que nem sempre são levados a sérios pela população. Sintomas que podem estar relacionados a outras doenças, mas que talvez estejam ligados ao coração”, explica o cardiologista Melchior Luiz Lima.

 

É o caso, por exemplo, de um simples inchaço nas pernas, que pode ser indicativo de uma trombose, um indicativo de que o ritmo do coração pode estar falhando.

 

A recomendação do cardiologista, para deixar o coração em dia, é fazer exames periodicamente, acompanhado de um bom profissional. No caso de quem apresenta algum desses sintomas ou de quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família, o recomendado é fazer essa visita no cardiologista de seis em seis meses.

 

E quem não tem nenhum desses problemas, pode ficar relaxado? Jamais! Segundo Melchior, os sintomas podem ser silenciosos.

 

“A ausência de sintoma não significa que seu coração está bem. Por isso, todos devem procurar um cardiologista pelo menos uma vez por ano para dar uma olhada o coração”, completa.

 

Confira outros sinais a que devemos ficar atentos quando o assunto é a saúde do coração.

 

Fique de olho

 

Inchaço nas pernas

Quando o coração não está tão bem, os membros inferiores do corpo podem “reclamar”. E o meio deles de “protestar” é através de um inchaço - sempre nas duas pernas e não somente em uma delas. Isso pode ser um sinal de que o coração está sem força para bombear o sangue.

 

Tosse noturna

Esse também é um dos sintomas, que pode vir acompanhado de um cansaço durante esse período do dia.

 

Lábios roxos

Já a cor roxa nos lábios pode ser sintoma de uma cardiopatia congênita (anormalidade na estrutura do coração). Isso vale inclusive para crianças ainda recém-nascidas.

 

Falta de ar

Sabe aquela dificuldade de respirar que aparece no meio de uma caminhada ou de uma corrida? Então, isso pode ser um reflexo de que o coração não anda muito bem. Até parada, sem se exercitar, uma pessoa com problema no coração pode sentir falta de ar.

 

Cansaço

Quando o coração está fraco ou dilatado, o processo de bombear o sangue para o resto do corpo é prejudicado. Com isso, o indivíduo pode se sentir cansado até atividades que não exigem muito do organismo.

 

Dor no peito

Geralmente é uma dor profunda, como se fosse um aperto no peito. Entretanto, esse sintoma também pode ser referente a outros males no sistema digestivo ou respiratório. Lembre-se: a dor no peito relacionada ao coração tem a característica de um aperto, uma pontada na região.



Fonte: FONTE GAZETA ONLINE