NOTÍCIAS
29/11/2016 - Falta de Ar Ao Agachar: Novo Sintoma Que Indica a Gravidade da Insuficiência Cardíaca

As condições cardíacas atualmente afetam muitas pessoas e é preciso estar atento, pois existem diferentes condições que afetam o coração e diversas delas de forma silenciosa. No artigo de hoje falamos um pouco sobre a insuficiência cardíaca e um dos seus sintomas que pode passar despercebido, mas que pode indicar o avanço desta condição.

 

 

De acordo com um estudo realizado por UT Southwestern Medical Center, em Dallas, Estados Unidos, os pacientes com insuficiência cardíaca que apresentam falta de ar ao agachar devem informar o seu cardiologista o mais rápido possível. Este sintoma alerta o médico que a condição piorou e é necessário realizar mudanças no tratamento, que podem incluir o estilo de vida e a medicação.

 

A função do coração é bombear o sangue por todo o corpo. Mas, às vezes, seja porque a pessoa tem outros problemas de saúde como diabetes, hipertensão ou doença arterial coronariana, o coração tem dificuldade em cumprir bem o seu trabalho. Não significa que ele vai parar, mas que simplesmente, o seu desempenho é insuficiente.

 

 

 

De acordo com a Associação Americana do Coração, cerca de 5,7 milhões de pessoas sofrem de insuficiência cardíaca, apenas nos Estados Unidos, e cerca de 10% delas estão em estado avançado. A condição é mais comum após os 65 anos de idade (na verdade, é a principal razão pela qual as pessoas desta idade procuram o hospital e as salas de emergência) e é mais comum em homens do que em mulheres.

 

Entre Os Sintomas Mais Comuns Da Insuficiência Cardíaca Se Encontram:

 

Inflamação dos tornozelos e pés.

Aumento de peso (ambos por retenção de líquidos).

Fadiga.

Dificuldade para dormir.

Palpitações.

Falta de ar ao realizar esforço.

Mas se você observar falta de ar ao se agachar enquanto colocam os sapatos, ao pegar alguma coisa no chão ou realizar uma atividade como jardinagem, este sintoma pode ser um aviso claro para o seu cardiologista de que está acumulando muito líquido e que a condição vem piorando cada vez mais. Esta é a conclusão a que chegaram os cardiologistas do UT Southwestern Medical Center, em Dallas, Texas, depois de avaliar 102 pacientes.

 

A autora principal do estudo, a Dra. Jennifer Thibodeau, professora assistente de medicina interna da divisão de cardiologia no centro, comentou que alguns pacientes pensavam que a falta de ar que sentiam era devido ao excesso de peso ou que estavam ou não estavam em boa forma fisicamente, mas ela e os seus colaboradores decidiram explorar este sintoma em maior profundidade.

 

 

 

Nos 102 pacientes cardíacos que participaram do estudo, mediram a pressão diretamente dentro do coração através do cateterismo cardíaco (com alguns tubos finos que chegavam até coração), assim como o que se conhece como “gasto cardíaco” que é um termo que descreve a quantidade de sangue bombeado pelo coração por minuto (e que serve para determinar a eficácia do coração para bombear o sangue para o corpo), enquanto estavam deitados. Em seguida, repetiram as medições em 65 pacientes, enquanto se encontravam sentados durante dois minutos, seguido de medições enquanto se inclinavam para frente durante um minuto.

 

Ao comparar as medições, os pesquisadores concluíram que os pacientes que os pacientes que experimentam falta de ar ao se agachar têm muito líquido acumulado no organismo, o que causa pressões elevadas que aumentam ainda mais ao se inclinar para frente. Eles esclarecem que a falta de ar não se considera um fator de risco para a insuficiência cardíaca, mas um sintoma que revela que a condição piorou e que é importante modificar os medicamentos, o tratamento e os hábitos vida.

 

A insuficiência cardíaca é uma condição crônica, mas com o tratamento adequado é possível controlar os sintomas. As mudanças no estilo de vida, tais como perda de peso, a redução no consumo de sal e a atividade física regular podem fazer uma grande diferença quando se trata de evitar que avance a insuficiência cardíaca. Se você ou um membro da família sofre e começa a experimentar falta de ar quando se agacham, não espere e consulte o seu cardiologista imediatamente.



Fonte: FONTE SAÚDE DICAS